Encontro das Pretas celebra 10 anos com feira, música e visibilidade para afroempreendedores no ES

Imagem PicLumen AI

A décima edição do Encontro das Pretas, maior evento de cultura negra do Espírito Santo, termina neste domingo (19 de outubro) no estacionamento do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, em Vitória. Com entrada gratuita, a iniciativa reúne 50 afroempreendedores locais e nacionais, além de programação cultural que inclui shows, rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas. O festival se consolida como espaço de visibilidade, diálogo e fortalecimento da identidade negra capixaba.

A edição de 2025 marca uma década de atuação contínua do coletivo Encontro das Pretas, criado em 2015 por mulheres negras da Grande Vitória com o objetivo de ocupar espaços públicos e promover a economia criativa afro-brasileira. Desde então, o evento cresceu em alcance e diversidade, tornando-se referência estadual em políticas de equidade racial e fomento à cultura afrodescendente. Neste ano, a programação inclui nomes como a cantora Luedji Luna, a poeta Jarid Arraes e coletivos de percussão e dança afro.

Além do comércio de produtos artesanais, moda, beleza e gastronomia afro, o festival promove debates sobre ancestralidade, educação antirracista e empreendedorismo. A organização reforça que o evento é um ato político de ocupação simbólica e territorial, em um estado onde negros representam cerca de 22% da população, segundo o IBGE, mas ainda enfrentam desigualdades estruturais em diversos setores.

Paralelamente, outras iniciativas culturais voltadas à herança africana ganham destaque no Espírito Santo, como a exposição Línguas africanas que fazem o Brasil, em cartaz até 14 de dezembro no Palácio Anchieta. Ambas as ações dialogam com políticas públicas de reparação histórica e valorização da diversidade, impulsionadas por movimentos sociais e instituições culturais locais.