
Na próxima segunda-feira (06), o governo do Espírito Santo deve divulgar o edital do concurso público para a Polícia Civil Estadual. A expectativa é de que o documento oficialize a oferta de 1.052 vagas para o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP), cargo criado recentemente para unificar funções até aqui desempenhadas por investigadores, agentes e escrivães.
O novo concurso distribuirá as 1.052 vagas da seguinte forma:
- 682 vagas para ampla concorrência
- 106 vagas reservadas para pessoas com deficiência
- 211 vagas para candidatos negros
- 53 vagas para indígenas
Além das vagas imediatas, o edital prevê formação de cadastro de reserva, o que poderá ampliar convocações ao longo da validade do concurso.
A remuneração inicial do cargo de Oficial Investigador está prevista em torno de R$ 8.171,62, podendo evoluir ao longo da carreira até valores superiores, com teto de até R$ 17.736,62. É prevista, ainda, uma série de gratificações e adicionais, como risco de vida e função policial.
Requisitos e fases
Para concorrer, os candidatos devem possuir diploma de curso superior em nível de bacharelado, expedido por instituição reconhecida pelo MEC. Diplomas de cursos de licenciatura ou tecnólogos não serão aceitos. Também será exigida Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo na categoria “B”.
O concurso será composto por várias fases, todas eliminatórias salvo o curso de formação que também terá caráter classificatório:
- Prova objetiva (conhecimentos gerais e específicos)
- Teste de aptidão física (TAF)
- Exame de saúde
- Exame psicotécnico
- Investigação criminal e social
- Curso de formação profissional
A aplicação da prova objetiva está prevista em algumas cidades capixabas como Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim.
Prazos e expectativa
Embora o edital esteja previsto para ser publicado em 6 de outubro, fontes de bastidor apontam que o documento poderá sofrer ajustes até o último momento. A minuta já foi revisada e todos os trâmites burocráticos parecem próximos da conclusão.
Antes, chegou-se a estimar que a publicação sairia entre o fim de fevereiro e o início de março, segundo informações do sindicato da Polícia Civil. No entanto, atrasos nas definições de banca e adaptações legais postergaram a divulgação.
Agora, com a banca contratada e a minuta revisada, espera-se que as provas ocorram ainda em 2025, com cerimônia de posse e início das atividades dos aprovados a partir de 2026.
Interessados devem acompanhar o site oficial da Polícia Civil do Espírito Santo e o Diário Oficial para confirmações e retificações.