Terminal de Itacibá recebe nona unidade da Biblioteca Transcol

Foto: divulgação

Espaço oferece 600 títulos, acesso gratuito à internet e empréstimo de livros para milhares de usuários que circulam diariamente pelo terminal em Cariacica.

A nona unidade da Biblioteca Transcol na Grande Vitória fica no Terminal de Itacibá, em Cariacica. A inauguração, nesta sexta (3/10), representa a expansão de um projeto que já ultrapassou a marca de três mil livros emprestados desde a retomada das atividades em julho de 2025.

O novo espaço disponibiliza 600 títulos divididos entre literatura adulta, infantojuvenil e infantil. Além disso, os usuários terão acesso a audiolivros, e-books e materiais em fonte ampliada para pessoas com baixa visão. O cadastro é gratuito e pode ser feito diretamente no local ou pelo Instagram da Biblioteca Transcol.

Empréstimo compartilhado estimula leitura infantil

Uma das novidades desta fase do projeto é o incentivo à leitura compartilhada. A cada livro retirado por um adulto, há a possibilidade de levar também um título infantil para dividir com uma criança. Os empréstimos têm prazo de 20 dias, com opção de renovação por mais 10 dias.

A unidade de Itacibá funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Todas as bibliotecas do projeto operam em rede integrada, o que permite aos leitores retirar livros em uma unidade e devolver em outra.

Música marca inauguração

A cerimônia de abertura contará com apresentação da cantora e compositora Elaine Augusta, acompanhada pelo violonista Wilis Lilinho e pelo pandeirista Júlio D’Black. O trio apresentará um repertório de samba e MPB criado para homenagear as grandes intérpretes do gênero.

Projeto retomado após pandemia

A Biblioteca Transcol foi criada em 2007 no Terminal de Laranjeiras. Em menos de três anos, o projeto se expandiu para todos os terminais do Sistema Transcol na Grande Vitória. As atividades foram interrompidas durante a pandemia de covid-19, em 2020.

A retomada começou em julho de 2025, quando a primeira unidade desta nova fase foi inaugurada no Terminal de Jardim América. Desde então, outras sete unidades entraram em operação: Laranjeiras, Vila Velha, Campo Grande, Carapina, Jacaraípe, São Torquato e Itaparica.

Com a inauguração de Itacibá, o projeto soma nove bibliotecas em funcionamento. A próxima etapa prevê a reabertura da unidade no Terminal do Ibes, em Vila Velha, após a conclusão das obras de reforma do local.

Estrutura e financiamento

O projeto é realizado pela Secretaria da Cultura (Secult) e pela Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES). A execução fica a cargo da OSC Universidade para Todos, selecionada por chamamento público. A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb) também apoia a iniciativa.

O financiamento vem da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), vinculado ao Governo Federal.