A Vila do Marisco e Pescado Anderson Caldeira Corrêa, localizada na Praia do Ribeiro, em Vila Velha, suspendeu suas operações até 31 de dezembro devido ao período de defeso de espécies, principalmente mariscos. Durante esse período, a manipulação e venda de produtos estão temporariamente interrompidas.
Os pescadores cadastrados pela Secretaria de Agricultura e Pesca podem receber o seguro-defeso, pago pelo Governo Federal, no valor de um salário mínimo (R$ 1.518,00). Para solicitar o benefício, é necessário apresentar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, comprovante de residência, Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) atualizado e comprovação de atividade pesqueira, como notas fiscais.
O requerimento deve ser feito pelo aplicativo ou site do Meu INSS, na seção “Seguro Defeso – Pescador Artesanal”. Após preencher os dados e enviar os documentos, o pescador pode acompanhar o andamento do pedido pela plataforma, sem precisar se deslocar a uma agência.
Desde sua inauguração em 2 de dezembro de 2023, a Vila do Marisco e Pescado comercializou cerca de R$ 275 mil em mercadorias até maio de 2025. O espaço possui 330 m², com recepção, escritório, balcão de atendimento, 20 boxes de armazenagem, oito salas de manipulação, área de higienização, dois banheiros e equipamentos como balanças e freezers.
O subsecretário municipal de Agricultura e Pesca, Fábio Barcellos, reforça a importância de reunir toda a documentação para garantir o recebimento do seguro-defeso durante o período de suspensão das atividades.
