
Julho chegou e, com ele, a campanha “Julho Amarelo” chama atenção para a importância da conscientização sobre hepatites virais. A iniciativa, oficialmente instituída em 2019 por meio da Lei nº 13.802, é reforçada neste ano pela Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) com dados, ações e metas claras.
Prevenir, diagnosticar e tratar – essa é a tríade central da campanha. De janeiro a maio de 2025, o Espírito Santo registrou 75 casos de hepatite B, 56 de hepatite C e 7 de hepatite A. O infectologista Marcello Leal, coordenador do Programa Estadual de Hepatites Virais, enfatiza que “as vacinas contra as hepatites A e B são seguras, eficazes e disponíveis gratuitamente nas unidades básicas”.
Ainda segundo Leal, não existe vacina contra hepatite C, mas o tratamento via remédio oral dura entre 12 e 24 semanas com eficácia superior a 95%. A testagem rápida para hepatites B e C pode ser feita com coleta na ponta do dedo, enquanto A, D e E exigem exame de sangue.
Dados sobre vacinação
- Hepatite B: cobertura subiu de 69,9 % em 2023 para 91,3 % em 2024. Meta: 95 %.
- Hepatite A: manteve-se estável em torno de 87 %, distante da meta também de 95 %.
Transmissão e sintomas
- Hepatite A e E: via fecal‑oral, pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
- Hepatite B e C: sangue, relação sexual e transmissão vertical (mãe para filho).
- Sintomas mais comuns: mal‑estar, febre, vômitos, urina escura, fezes claras e icterícia.
Ações programadas para julho
- 11 de julho: curso da Sociedade de Gastroenterologia (SOGES) com foco nas hepatites B e C, voltado a médicos da atenção primária e residentes.
- 11 de julho, Serra (ES): Fórum Municipal de Hepatites Virais, destinado a equipes de saúde e estudantes, no Hospital Materno Infantil da Serra.
- Ao longo do mês: mutirões de testagem para hepatites B e C, sífilis e HIV, além de oferta de preservativos e materiais educativos.
Contexto nacional
O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, reforça o propósito mundial da campanha. Globalmente, hepatites B e C afetam cerca de 500 milhões de pessoas e causam 1,5 milhão de mortes por ano, mais que a Aids .
Avanços e desafios no ES
A retomada de testagens pós-pandemia levou ao aumento de diagnósticos . No entanto, ainda é urgente elevar a cobertura vacinal até 95 % no Espírito Santo. A colaboração entre Sesa, prefeituras e profissionais de saúde é essencial para cumprir o compromisso de eliminação das hepatites como problema de saúde pública até 2030.
Julho Amarelo reforça a importância de informar a população, mobilizar testagens e acelerar a vacinação. Com dados regionais e ações pontuais, a mobilização no Espírito Santo busca reduzir o impacto das hepatites virais e aproximar o estado da meta nacional.