“A Procura de Martina” conquista o mundo: drama brasileiro vence festival na Itália e acumula prêmios

"A Procura de Martina" Foto: Leo Bittencourt

O cinema brasileiro celebra mais uma conquista internacional com “A Procura de Martina”, drama dirigido por Márcia Faria. O filme acaba de receber o prestigiado Golden Spike de Melhor Filme Estrangeiro no Social World Film Festival, em Nápoles, na Itália. Este é o quarto prêmio significativo para a produção, que tem emocionado plateias e críticos.

O longa, estrelado pela renomada atriz argentina Mercedes Morán, superou concorrentes da Polônia, Estados Unidos, Porto Rico e Itália no festival italiano, que reuniu 97 filmes de 30 países em suas nove seções. O reconhecimento em Nápoles reforça o sucesso de “A Procura de Martina” após vitórias no Festival do Uruguai (Melhor Filme – Prêmio do Público), no Mar Del Plata (Prêmio Astor Piazzola – Melhor longa-metragem Latino-americano) e no Festival Internacional de Balneário Camboriú (Prêmio Engrenagem – Melhor Atuação para Mercedes Morán). O filme também foi exibido em importantes mostras como o Festival do Rio, a Mostra de São Paulo e o Festival de Guadalajara.

A Busca Dolorosa por um Passado Perdido

Rodado no Rio de Janeiro, “A Procura de Martina” é uma homenagem às Avós da Praça de Maio, mulheres argentinas que incansavelmente buscam seus netos desaparecidos durante a ditadura militar. Na trama, Martina, interpretada por Mercedes Morán, é uma das “abuelas” que, após um diagnóstico de Alzheimer, corre contra o tempo para encontrar seu neto no Brasil. A narrativa, que mescla passado e presente, transforma sua busca em uma luta contra o esquecimento.

O elenco, uma coprodução Brasil-Uruguai, conta ainda com as atrizes argentinas Adriana Aizenberg e Cristina Banegas, e as brasileiras Luciana Paes e Carla Ribas. A produção é assinada por Kromaki, Ipanema Filmes, Básico (Uruguai) e Criatura (Uruguai), com distribuição da Bretz Filmes.

Com classificação indicativa de 14 anos, “A Procura de Martina” segue em cartaz no Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Vitória, e retorna a São Paulo de 3 a 9 de julho no circuito SPCine.

Equipe de Destaque

A direção é de Márcia Faria, cineasta brasileira com vasta experiência e um estilo sensível e intimista, conhecida por trabalhos como “Alice” (HBO) e “Os Quatro da Candelária” (Netflix). O roteiro é de Gabriela Amaral Almeida e Márcia Faria. A produção fica a cargo de Rodrigo Letier e Márcia Faria, com coprodução de Patricia Canén, Martín Almada Tomeo e Agustín Palermo.