Inscrições para o ProUni 2/2025 vão até sexta (4/7)

Estão sendo oferecidas mais de 211 mil bolsas.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abriu suas inscrições nesta segunda-feira, 30 de junho, oferecendo mais de 211 mil bolsas de estudo para o segundo semestre de 2025. Os interessados têm até o dia 4 de julho para se inscreverem gratuitamente, de forma exclusiva, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Cronograma e Oportunidades

Serão disponibilizadas mais de 118 mil bolsas integrais e 93 mil bolsas parciais, abrangendo 370 cursos em 887 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil.

Fique atento ao cronograma:

  • Inscrições: 30 de junho a 4 de julho
  • Resultado da primeira chamada: 7 de julho
  • Resultado da segunda chamada: 28 de julho
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de agosto
  • Resultado da lista de espera: 22 de agosto

Requisitos Essenciais para Participar

Para concorrer a uma das bolsas, o candidato deve ter concluído o ensino médio e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e/ou 2023. É imprescindível ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação. Vale ressaltar que a melhor média entre as edições do Enem será considerada para a classificação. Treineiros, no entanto, não podem se inscrever.

Quem Pode Concorrer?

O ProUni é destinado a estudantes que atendam a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública.
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista integral.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada (como bolsista integral ou parcial).
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial ou sem ser bolsista.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia. Neste caso, não há limite de renda.

Critérios de Renda e Seleção

A seleção das bolsas é dividida por modalidade de concorrência, seja ampla concorrência ou políticas afirmativas (pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas).

Para as bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos por pessoa. Professores da rede pública concorrendo a licenciatura e pedagogia estão isentos desses requisitos de renda.

A classificação dos candidatos observa a modalidade de concorrência e segue uma ordem decrescente de notas, priorizando:

  1. Professores da rede pública (para licenciatura e pedagogia).
  2. Estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública.
  3. Estudantes que cursaram o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral.
  4. Estudantes que cursaram o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada como bolsista parcial ou sem bolsa.
  5. Estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista integral.
  6. Estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista parcial ou sem bolsa.

O que é o ProUni?

Criado em 2004, o ProUni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. O programa ocorre duas vezes ao ano e é voltado para estudantes sem diploma de nível superior.