Procon Serra leva ação ao CRAS de Laranjeiras para fortalecer os direitos dos idosos nesta segunda (30)

Image by Vilius Kukanauskas from Pixabay

Iniciativa integra o Junho Violeta e oferece atendimento, palestras e orientações contra golpes e abusos.

O Procon Serra realiza, nesta segunda-feira (30), uma ação especial voltada à população idosa no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Laranjeiras, na Serra. A iniciativa, batizada de “Procon Presente: Direito Não Envelhece”, faz parte das mobilizações do Junho Violeta, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

Das 9h às 16h, a equipe do órgão de defesa do consumidor estará disponível para prestar atendimento gratuito aos idosos. A programação inclui desde orientações gerais até abertura de reclamações formais. Para registrar queixas, é necessário apresentar documentos pessoais, comprovantes de compra e quaisquer recibos relacionados à demanda.

Além do atendimento ao público, a ação inclui palestras educativas com foco na prevenção de golpes e fraudes, especialmente os que envolvem o uso de telefones e internet — canais cada vez mais utilizados por estelionatários para enganar pessoas idosas.

A diretora do Procon Serra, Janaína Ferreira, destaca a importância de iniciativas como esta:

“O Procon Serra é fundamental para a proteção dos direitos do consumidor idoso, que muitas vezes é alvo de práticas abusivas. Estar presente nos bairros, como estamos fazendo com essa ação no CRAS de Laranjeiras, é uma forma de garantir que esse público tenha acesso a informações, acolhimento e orientações adequadas para defender seus direitos.”

A unidade do CRAS está localizada na Avenida Norte-Sul, nº 3783, próxima ao Terminal de Laranjeiras, facilitando o acesso da população da região.

Contexto: Junho Violeta e o combate à violência contra idosos

A campanha Junho Violeta tem como marco o dia 15 de junho, instituído pela ONU como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em todo o Brasil, governos e entidades realizam ações de alerta e combate às diversas formas de violência contra esse público, como abandono, negligência, abusos financeiros e maus-tratos físicos ou psicológicos.

De acordo com o Disque 100, canal do Ministério dos Direitos Humanos, só em 2024 foram mais de 47 mil denúncias de violações contra idosos no Brasil, sendo a maioria relacionada à violência psicológica e à exploração financeira.

A atuação do Procon neste contexto reforça a proteção aos direitos básicos dos idosos, garantidos pelo Estatuto do Idoso e pelo Código de Defesa do Consumidor.