Centro de artesanato inaugurado no Rio pretende qualificar a atividade

Ocupando três prédios históricos recém-reformados na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, foi inaugurado hoje (10) o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), com o objetivo de ser uma plataforma de reposicionamento e qualificação , além de ampliar a comercialização das peças brasileiras.

Segundo o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, a entidade pretende levar os trabalhos para outros pontos da cidade durante as Olimpíadas. “Queremos montar quiosques que vendam o artesanato em diferentes pontos da cidade. Para ajudar a promover o artesanato, temos que ajudar a vendê-lo”.

De acordo com Afif, a ideia de fazer o centro surgiu da disponibilidade de imóveis históricos que precisavam de investimento para serem revitalizados. “Não foram investimentos pequenos, mas valeu a pena. Artesanato é cultura, é a criatividade do povo exposta e o estrangeiro gosta muito disso. Isso passa a ser, inclusive, um grande centro de comercialização desse artesanato. Mas o mais importante é o artesanato como arte se ligando a outras artes, como as artes culinárias e o mundo artístico, até porque você tem a Estudantina aqui do lado, no velho Rio, no Rio do Centro, tudo isso é revitalizador, renasce”.

As obras de restauração duraram dois anos e custaram R$ 20 milhões. Outros R$ 20 milhões custearam o projeto conceitual e executivo, mobiliário e equipamento do centro. O espaço será aberto ao público no dia 22 de março, com a exposição Origem Vegetal: a biodiversidade transformada, que apresentará trabalhos que utilizam elementos como madeira, palha, sementes e resina como matérias-primas. São 800 peças feitas por artesãos das 27 unidades da federação que poderão ser vistas até o dia 11 de setembro, entre jogos americanos, luminárias, móveis, cestas, bolsas, talheres, joias, painéis decorativos, flores, brinquedos, tecidos, tapetes, almofadas, chapéus, mantas e esculturas. Parte do acervo também será comercializado e o local vai contar com um restaurante e um café/bistrô.

Segundo a curadora da exposição, Adélia Borges, a pesquisa feita por ela em parceria com Jair de Souza mostrou que o artesanato brasileiro tem se renovado. “Nós fizemos uma ampla pesquisa e vimos que o artesanato brasileiro está muito pujante e dinâmico, tem muita coisa. Falam que o artesanato está acabando, mas não foi o que a gente viu. Pelo contrário, tem artesanato se renovando, jovens fazendo artesanato e a gente viu muita coisa boa em todas as áreas. E viu também uma representatividade muito grande do uso da matéria-prima vegetal”.

Ela afirma que não é possível identificar uma característica única no artesanato brasileiro, mas que a inventividade percorre todo o país. “Mais do que outros países, o Brasil é o país das diversidades; então, eu não vejo uma característica única. O que eu vejo como característica que percorre o Brasil de norte a sul é a capacidade do artesão de usar a sua inteligência criativa para transformar os materiais que estão à sua volta. No sul, é a palha de trigo; no Amazonas pode ser uma borracha, mas o ato de transformar é o mesmo. A inventividade é muito forte”.

Na exposição, foram priorizados trabalhos de autoria coletiva e selecionadas cerca de 50 associações ou cooperativas artesanais rurais e urbanas e 20 etnias indígenas espalhadas pelo país. Também foram chamados artesãos empreendedores individuais e cinco mestres reconhecidos, que estarão presentes na abertura: Mônica Carvalho, do Rio de Janeiro; Tereza Kummer, da Associação Tranças da Terra de Santa Catarina; Célio Terêncio, do Amazonas; Cláudia Castelão, da empresa Flor de Xaraés de Mato Grosso do Sul, e Evanira Gonçalves, da cooperativa dos trançados Tupinambás da Bahia.

Ao todo, 52 designers contribuíram para o desenvolvimento e inovação das peças, entre eles nomes como Renato Imbroisi, Heloísa Crocco, Jum Nakao, Marcelo Rosenbaum, Paula Dib, Ronaldo Fraga e Sérgio Mattos. Érico Gondim e Rodrigo Ambrósio também assinam peças da exposição.

da Agência Brasil

5 Comentários

  1. Wow, incredible blog layout! How lengthy have you been running a blog for?
    you made blogging glance easy. The overall glance
    of your web site is wonderful, let alone the content!
    You can see similar: najlepszy sklep and here dobry sklep

  2. Howdy! I could have sworn I’ve visited this site before but after looking at many of the articles I realized
    it’s new to me. Regardless, I’m definitely delighted I came across it and I’ll be bookmarking it and checking back frequently!
    I saw similar here: sklep internetowy and also here:
    sklep

  3. Hi there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Cheers! You can read similar
    text here: Najlepszy sklep

  4. Good day! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Thank you! You can read similar blog here: Sklep internetowy

  5. Hi! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to
    rank for some targeted keywords but I’m not seeing very
    good success. If you know of any please share. Appreciate it!

    I saw similar text here: Scrapebox List

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.