Começa nesta segunda (16) semana nacional para negociação de dívidas

3ª Semana Nacional de Educação Financeira terá atendimentos, cursos e oficinas voltados para empresários que querem se livrar das dívidas

Começa nesta segunda (16) de maio a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira. Uma série de ações serão realizadas em todo o país para quem deseja renegociar dívidas e limpar o nome. A ação conjunta entre a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), o Banco Central do Brasil e a Febraban permitirá ao cidadão e ao Microempreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.

Para participar, o consumidor ou MEI deve acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, entre os dias 16 e 30 de maio, e fazer o seu registro, quando receberá um login e senha. A partir desse momento, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar sua solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o atendimento recebido.

É importante que o consumidor se prepare antes de renegociar uma dívida. Conhecer a situação financeira é o primeiro passo para quem quer sair do endividamento e mudar sua trajetória de vida.

Micro e Pequenas Empresas também podem aproveitar

As micro e pequenas empresas também poderão renegociar suas dívidas durante a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.

Ao escolher e clicar no nome da empresa serão apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar.

As micro e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças empresariais e indicação de cursos de educação financeira.

1 Comentário

  1. I see You’re actually a good webmaster. The site loading velocity is amazing.
    It seems that you are doing any unique trick. Moreover, the contents are masterpiece.

    you have performed a great process on this matter! Similar here: bezpieczne zakupy and also here:
    Sklep online

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.