
Em mensagem pelo Dia do Trabalho, divulgada por meio das redes sociais, o presidente Michel Temer disse que a reforma das leis trabalhistas que tramita no Congresso Nacional faz do 1º de Maio deste ano um “momento histórico”. Em diversas capitais do país, sindicatos realizam atos de protesto pelas reformas, que segundo eles, trará prejuízos.
Temer afirmou que a “modernização das leis trabalhistas” criará emprego para os jovens e concederá direitos a trabalhadores que antes não tinham, como os temporários. Ele destacou a proposta de que acordos negociados entre trabalhadores e patrões prevaleça sobre o que diz a lei, que consta no texto da reforma.
“Além de mais empregos, o resultado será mais harmonia na relação de trabalho, e, portanto, menos ações na Justiça”, disse o presidente.
Temer destacou a queda da inflação, desde que assumiu o cargo, como elemento que demonstra a recuperação da economia, o que levará a uma redução do desemprego, que hoje atinge mais de 14 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“É com trabalho que vamos vencer nossas dificuldades. Os resultados já começam a aparecer”, disse o presidente. “Acredite no Brasil, acredite na força de cada um em transformar o nosso País”, completou.
Paulista terá ato político pelo 1º de Maio; shows serão na Praça da República
As manifestações pelo Dia do Trabalho na Avenida Paulista, em São Paulo, são comandadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Estão programadas sorteios de brindes como automóveis e apresentações culturais.
A programação foi definida ontem (30), após uma audiência de conciliação promovida pela Justiça, na qual a CUT aceitou que os shows em comemoração ao 1º de Maio não sejam realizados na Paulista. Na sexta-feira (29), o juiz Emanuel Brandão Filho havia expedido liminar proibindo a CUT de promover o ato na avenida e determinou multa de R$ 10 milhões caso a medida fosse desobedecida.
Conforme o acordo, celebrado pelo juiz plantonista Alexandre David Malfatti, a CUT poderá utilizar somente um carro de som estático na Paulista, nas proximidades da Rua da Consolação. Ao término da manifestação, os trabalhadores seguirão em passeata até o local dos shows. Estão previstas apresentações da cantora Leci Brandão e de MC Guimê.
Dia do Trabalho em Vitória tem ato no Sambão do Povo
O Sambão do Povo será o local das comemorações do Dia do Trabalho em Vitória reunindo entidades sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional por Moradia Popular e Sindicato dos Trabalhadores Entidades Sindicais no Estado do Espírito Santo (Sinteses). O tema do ato, este ano, é “Trabalhadores em luta, nenhum direito a menos”.
Os manifestantes saíram de pontos como a Praça Oito, no Centro da Capital, e a Praça dos Namorados, na Praia do Canto. As atividades serão realizadas no Sambão do Povo, na Capital, e a programação será animada com atrações como a Comitiva Forrozeira, a Bateria da Escola de Samba Novo Império e Bloco Bleque.
Faça um comentário