Baixo Guandu/ES e Aimorés/MG têm treinamento de evacuação para enfrentar acidentes em barragem

Neste sábado (9), os cerca de 2500 moradores de 1105 imóveis cadastrados pela Defesa Civil do município de Baixo Guandu são esperados para participar de um treinamento de evacuação de cunho estritamente preventivo. O simulado é referente à Usina Hidrelétrica de Aimorés, pertencente à Aliança Geração de Energia S.A,.

Os simulados integram o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Aimorés e são fundamentais para treinar a população e os órgãos de proteção e a empresa para agirem em uma emergência. Serão testadas as sirenes, rotas de fuga, os locais escolhidos para pontos de encontro, além da avaliação dos recursos necessários para atendimento a uma emergência, definição de tempo, dentre outros fatores.

Em Baixo Guandu foram cadastradas mais de duas mil pessoas e em Aimorés quase oito mil, que devem participar dos exercícios simulados, nos dias 9 e 23 de novembro, respectivamente, às 15h, quando a sirene tocar.

O exercício envolverá representantes das Defesas Civis, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prefeitura, equipe da usina e a população localizada às margens dos barramentos.

A Usina tem potencial de geração de 330 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de pessoas. A UHE está localizada na bacia do rio Doce e abrange quatro municípios: Baixo Guandu (ES), Aimorés, Itueta e Resplendor (MG).

Esse treinamento ocorrerá em caráter preventivo atendendo a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010), Política de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012), regulamentada pela resolução ANEEL 696/2015.

O gerente de Relações Sociais e Comunicação da Aliança Energia, Marcelo Werly, reforça que a população que foi previamente cadastrada e contactada pelas equipes é a que deve participar do simulado. “Foi realizado um estudo de engenharia, que simulou qual seria o alcance da água em caso de colapso da estrutura, definido na legislação como Dam Break. Com base nessa informação, entramos em contato com esses moradores e comerciantes, entregamos material informativo e o convite para o simulado. Os demais moradores já estão em áreas seguras e não precisam participar. Vale a pena reforçar que a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, em recente vistoria, confirmou que a barragem da Usina de Aimorés possui baixo risco de rompimento e está em condição normal de segurança”, afirma.

Preparativos

O grupo de trabalho vem se reunindo a pelo menos dois anos nas ações preparatórias e em 2019 realizou diversas ações como: cadastramento da população; definição de pontos de encontro e rotas de fuga nesta região; instalação de placas indicativas das rotas de fuga e estações remotas do sistema de alerta; reuniões de trabalho e de esclarecimento com todos os envolvidos.

Dinâmica

Assim que as sirenes de emergência  forem acionadas a população cadastrada deve seguir a sinalização das rotas de fuga (trajeto a ser seguido no caso de uma emergência que exija evacuação da área) e ir para os pontos de encontro (local seguro para permanência de pessoas) já definidos previamente pela Defesa Civil. Em seguida, os moradores serão recepcionados nos pontos de encontro e responderão questionários para que a ação seja avaliada, podendo também esclarecer eventuais dúvidas sobre o simulado.

SERVIÇO
  • Baixo Guandu/ES – 9 de novembro – às 15h – 9 pontos de encontro – cerca de 2400 pessoas cadastradas
  • Aimorés/MG – 23 de novembro – às 15h – 21 pontos de encontro – cerca de 8 mil pessoas cadastradas