Como impulsionar a carreira durante o isolamento social?

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Especialista em estratégia de carreira fala sobre a importância de cuidar da identidade digital e impulsionar o networking neste momento

Em meio a pandemia do coronavírus, isolamento social, é comum diante desse cenário ouvirmos queixas de pessoas que se sentem solitárias e preocupadas com suas vidas sociais, profissionais e financeiras. Pensando nisso, Rebeca Toyama especialista em estratégia de carreira, aproveita o momento para incentivar os profissionais a cuidarem de seu networking e da sua identidade digital para voltarem com tudo para o mercado de trabalho neste período de quarentena.

Como muitos profissionais estão com mais tempo livre, Rebeca lembra que há diversas plataformas e cursos com valores acessíveis e até gratuitos disponíveis, e a dica da especialista é se aprimorar naquilo que o profissional tem interesse, mas nunca teve tempo. “Neste primeiro momento entenda o que você já sabe, descubra o que realmente quer desenvolver e aprender para assim ter clareza e buscar oportunidades.”, ressalta Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira. No entanto, ela lembra que é importante dedicar um momento determinado para estudar sem interferências e ser perseverante ao longo do processo, “seguir com o curso até o fim, aprofundar nos temas propostos e cumprir o horário consigo mesmo é igualmente importante.”, completa.

O momento é propício também para dar continuidade no networking, pois uma das consequências do distanciamento social é o esquecimento causado pelo afastamento. “A frase “quem não é visto, não é lembrado”, faz muito sentido neste momento e precisa ser levado em consideração”, aponta Rebeca Toyama.

As medidas se aplicam também para profissionais em transição e liberais, empreendedores, executivos e empresários. Para a Rebeca, é de grande valia usar algumas horas do dia para se dedicar nas relações de networking, não só nas questões profissionais, mas também para se relacionar e estabelecer vínculos nutritivos com as pessoas.

“Somos seres relacionais e precisamos do outro para nosso desenvolvimento, portanto é interessante cuidar com carinho do networking. Quando terminarmos essa etapa da crise, entraremos em um período com menos oportunidades, o que chamamos de recessão, e a possibilidade de ser lembrado será muito útil para nos conectarmos às oportunidades existentes e/ou encontrarmos as novas oportunidades que surgirão.”, alerta, a especialista.

Identidade Digital

A importância de se olhar com cuidado para a identidade digital é um assunto pouco discutido, mas vale lembrar que isso impacta diretamente na marca do profissional, como sua reputação digital. “A atenção com o que expressamos nas redes sociais precisa ser redobrado com as postagens, compartilhamentos e principalmente, as fotos de perfil. Às vezes uma reputação sólida construída por décadas pode ser questionada com um comentário impensado em um post alheio, principalmente, nessa fase que as pessoas estão com os nervos à flor da pele”, comenta, Rebeca Toyama.

A especialista recomenda a interação de perfil profissional em redes como o Linkedin, com a leitura e compartilhamento de arquivos pertinentes à área de atuação, essas atitudes que ajudam a manter a visibilidade diante de outras empresas e profissionais. “Buscar a interação com profissionais que são referência também ajuda neste processo.”, afirma, Rebeca Toyama.

O momento agora é de reflexões e mudanças, portanto, a dica de ouro é usá-lo da melhor maneira possível. “Se toda crise traz consigo oportunidades, procure usar o isolamento ao seu favor, cuide da saúde física, mental, emocional e financeira. Tenha claro como administrar todas as demandas e não se esqueça de que precisamos chegar saudáveis ao término dessa fase.” finaliza.

Rebeca preparou 6 importantes tópicos para se atentar a carreira neste momento de isolamento social.

  1. Mantenha seus contatos ativos: A possibilidade de ser lembrado será muito útil no momento em que as oportunidades começaram a surgir. Networking sempre será muito importante;
  2. Promova formas de se conectar as pessoas: Utilize as plataformas para substituir os cafés e almoços de relacionamento, como zoom, hangout, skype, aproveite grupos de discussões e encontros para se relacionar com profissionais que tenham o mesmo interesse que o seu;
  3. Encontre oportunidades para ser útil: dentre suas inúmeras habilidades, identifique uma forma de contribuir com pessoas ou organizações que estejam passando por alguma vulnerabilidade;
  4. Use as ferramentas digitais a seu favor: Cuidado com os conteúdos que são postados e fotos de perfil nas redes sociais. Isso pode impactar em sua identidade e reputação digital;
  5. Equilibre seu tempo: Tenha em mente suas prioridades, faça um cronograma do que precisa ser feito para administrar bem as 24 horas por dia e os 7 dias por semana;
  6. Mantenha o Foco no seu objetivo: Utilize o tempo da quarentena a seu favor, busque novas formas de investir seu tempo, em vez de desperdiçá-lo: aprender um novo idioma, novas metodologias, ler ou escrever um livro, por exemplo.