Janeiro teve 1474 casos de doenças provocadas por mosquitos no ES: quatro pessoas morreram por Febre Amarela e Dengue

No mês de janeiro a Secretaria de Saúde do Espírito Santo registrou  1474 casos confirmados de Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya no estado. Quatro pessoas morreram: duas por causa da Febre Amarela e duas por causa da Dengue.

Febre Amarela

Até o dia 31 de janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu 58 notificações de suspeita de febre amarela. Duas notificações foram descartadas.

Do total de 56 casos, 11 foram confirmados para febre amarela silvestre, sendo que dois casos evoluíram para óbito (Ibatiba e Pancas), oito pacientes receberam alta hospitalar e um está internado com quadro estável.

Os casos confirmados são de moradores de Ibatiba (05), Baixo Guandu (01), Brejetuba (01), Colatina (01), Conceição do Castelo (01), Itaguaçu (01) e Pancas (01).

Com isso, há 45 casos em investigação com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes.

Zika

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que foram notificados no Espírito Santo, entre 1º e 28 de janeiro de 2017, 33 casos de infecção pelo zika vírus. Os municípios que apresentam casos de zika confirmados são Alto Rio Novo, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pinheiros, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Sooretama, Viana, Vila Velha e Vitória.

Dengue

Foram notificados 1348 casos de dengue, entre 1º e 28 de janeiro de 2017, no Espírito Santo. Destes, 11 são casos graves e 02 são óbitos sob investigação. No mesmo período, a taxa de incidência da doença no Estado ficou em 33,92. Essas informações são enviadas à Secretaria de Estado da Saúde até o dia anterior à divulgação do boletim epidemiológico.

O Boletim Epidemiológico da Dengue é apresentado de duas formas: uma tabela com a indicação das notificações em números absolutos por semana epidemiológica e outra com a incidência de casos de dengue por município.

 Chikungunya

82 casos de Chikungunya foram notificados no Espírito Santo, entre 1º e 28 de janeiro de 2017. Há registro de circulação do vírus em 11 municípios: Aracruz, Afonso Cláudio, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Guaçuí, Montanha, Vila Velha, Vitória e Serra.

 

1 Comentário

  1. Wow, marvelous weblog layout! How long have you been blogging
    for? you make blogging look easy. The full look of your site is magnificent, as smartly as the content material!
    You can see similar here sklep internetowy

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.