Especialista dá 7 dicas para planejar seus negócios em 2018

Para manter seus negócios de vento em popa, planejamento e organização são essenciais. Pensando nisso, o gerente de Desenvolvimento e Planejamento do Bandes, Sávio Caçador, traz sete dicas aos empreendedores que precisam manter seus negócios organizados. Confira:

  1. Atenção ao cenário político. Não se deixe levar por discussões apaixonadas. Pense de forma objetiva como esse cenário vai afetar seus negócios. “Isso é especialmente importante em um ano como este, com eleições para presidente”, destaca.
  2. Avalie o cenário econômico. Estude de que forma ele pode facilitar ou dificultar suas atividades. “Mais uma vez, não se impressione com discussões apaixonadas. Calcule se o cenário vai favorecer ou reduzir o consumo”.
  3. Planeje o investimento. “Estude se será bom e seguro expandir seus negócios. Essa avaliação depende muito do desempenho que você espera de sua empresa e da economia neste ano”,
  4. Revise os resultados do ano anterior. Verifique em que acertou e em que errou. “Analise se as condições do acerto ou do erro vão mesmo se repetir neste ano. Posicione seus negócios de acordo com o que concluiu”.
  5. Crie metas inteligentes. “Estabeleça metas de forma realista, baseada nas condições do mercado e da economia. E permita que elas se alterem diante das mudanças que vierem a acontecer”, orienta Sávio.
  6. Esteja pronto para reviravoltas. Isso vale ao mesmo tempo para aquelas que pioram e que melhoram a situação. “No caso de piora, esteja preparado para superar o desafio. No caso de melhora, esteja preparado para aproveitar a oportunidade”.
  7. Finalmente, seja otimista. Em qualquer situação, adversidades são comuns. O sucesso do negócio depende, dentre outras coisas, de achar que vai dar certo. Só quem joga pode ganhar.