Conheça as três dicas para inovar nos negócios nesse ano de 2018

O ano de 2018 acabou de começar e com ele aquela vontade de fazer tudo novo, tudo diferente para o seu negócio. Esse período do ano é excelente para a produção de metas e a criação de um planejamento novo.  Além disso, grandes empresas mensuram suas ações e publicam grandes relatórios de atividades. Por conta disso, pode-se compreender as ações que deram certo ou não. Esse ano precisa ser acompanhado da palavra inovação e especialista explica quais são as tendências desse ano.

Muitas empresas estão apostando em diversas táticas para otimizar e maximizar os lucros dentro da empresas. São ações que tem gerado resultado e podem ser ampliadas para o negócio prosperar. Clodoaldo Araújo, MBA em empreendedorismo na Califórnia, explica essa situação. “A gestão de negócios já tem sido uma grande inovação no setor, que por sinal tem crescido bastante. É muito importante o proprietário saber como mudar e para isso são três ações: novas ideias, gestão horizontal e prática de recompensa.”

O primeiro ponto para mudanças é abrir espaço para novas ideias. Clodoaldo afirma que “quando o patrão ouve as ideias dos colaboradores isso pode proporcionar um ganho enorme para a empresa, já que o funcionário vê de outra perspectiva. Ouvir e sempre estar aberto para novas coisas é um passo grande para o sucesso do negócio”.

O segundo ponto que Clodoaldo destaca é com relação a gestão horizontal. Esse é um método novo que poucas empresas apostam, mas muitas mudanças positivas têm sido vistas no setor. A ideia é implementar uma empresa sem chefes. Claro que isso assusta, inclusive para patrões mais conservadores. No entanto, a gestão horizontal tem trazido muito inovação e agilidade para as empresas. O objetivo é promover uma relação de confiança e manter sempre uma comunicação aberta com as equipes.

Além disso, há o sistema de práticas de recompensas. “´Normalmente é uma estrutura que oferece aos colaboradores recompensas ao atingirem metas, isso vai desde dias de folgas ate prêmios. Claro que depende da realidade de casa empresa, mas isso pode proporcionar ao colaborador mais ânimo e vontade”, assim explica Clodoaldo.

São pequenas ações que podem mudar a realidade da sua empresa. Não deixe que esse ano seja mais do mesmo. Aposte em elementos novos para alcançar seus objetivos. Para uma dica final, Clodoaldo Araújo diz que “Não importa onde você está, o importante é onde você quer chegar”.