Chuva de meteoros acontece neste final de semana

A madrugada deste sábado para domingo pode ter uma chuva de meteoros Perseidas, com previsão de até 80 meteoros por hora. Conhecidos popularmente como estrelas cadentes, o fenômeno acontece anualmente, quando a Terra cruza uma região do espaço repleta de fragmentos deixados pela passagem do cometa Swift-Tuttle, que visita o centro do Sistema Solar a cada 133 anos.

De acordo com o astrônomo Carlos Veiga, do Observatório Nacional, “das chuvas de meteoro que eu conheço, essa é a mais brilhante e bonita, com muitos objetos entrando na atmosfera. Como o Swift-Tuttle é uma cometa grande, as partículas são maiores e geram maior brilho”.

Entretanto, a chuva Perseidas é melhor observada do Hemisfério Norte: “Basta olhar para o alto para ver os meteoros”, explica Veiga. Teoricamente, o fenômeno pode ser observado até a latitude 31S, aproximadamente a altura de Porto Alegre, mas quanto mais ao Sul, menor a chance de observação.

Segundo o astrônomo, moradores das regiões Norte e Nordeste terão melhores condições de testemunhar o espetáculo. Para isso, devem olhar para o horizonte na direção Norte. Usar um aplicativo de observação do céu, como o Sky Map ou o Sky View, facilita a localização da constelação de Perseus, onde os meteoros se concentram.

“Perseus é uma constelação característica do Hemisfério Norte. Do Brasil, ela pode ser vista quase na linha do horizonte .Mesmo assim é muito bonita. Se o tempo estiver bom, vale a pena esperar acordado,” explicou o astrônomo.

A passagem da Terra pela nuvem de poeira do Swift-Tuttle começou no dia 17 de julho e dura até o próximo dia 24, mas o pico acontece neste fim de semana. Para melhor observação, o recomendado é uma região escura, longe das luzes das metrópoles. Infelizmente, a semana da lua cheia coincidiu com a chuva Perseidas, o que também atrapalha a observação.

Apesar do grande número de meteoros, os riscos de que algum fragmento sobreviva chegue a tocar o solo são pequenos. Diferente dos asteroides, que são compostos por metais, os cometas são compostos por minerais, que dificilmente sobrevivem à entrada na atmosfera da Terra.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.