Aprenda a organizar a vida financeira do seu negócio; cinco dicas do Bandes para empreendedores

Investir na organização financeira de uma empresa possibilita ao empresário ter uma visão mais ampla e detalhada do seu negócio. Com um empreendimento organizado financeiramente é possível gerir, de forma assertiva, os recursos, o tempo e, principalmente, as despesas e os lucros da empresa.

Para não deixar seu negócio ser prejudicado pela falta de organização, especialistas do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) separaram algumas dicas básicas importantes  que irão ajudar o empresário nesse processo.

  • Divisão das contas pessoais e empresariais

Manter o dinheiro pessoal e o da empresa na mesma conta é uma cilada financeira! Além de poder causar problemas até de imposto de renda, prejudica o acompanhamento detalhado das finanças. Para manter o efetivo controle dos recursos empresariais é importante ter uma conta específica para a pessoa física e outra para a pessoa jurídica.

Todo valor que entrar em sua empresa deve ser colocado na conta de pessoa jurídica. Planeje-se e determine um valor mensal para remunerar seu trabalho, este valor será repassado para sua conta pessoal, o restante deve ser mantido na conta da empresa.

  • Planejamento financeiro

Nenhum negócio se sustenta sem planejamento! O planejamento financeiro serve para projetar quanto você pretende faturar, gastar, investir e lucrar, podendo assim, planejar a melhor forma de utilizar os recursos do seu empreendimento.

Ao avaliar suas projeções você será capaz de analisar e aplicar seus investimentos no momento certo, revisar custos e identificar as melhores oportunidades para otimizar suas atividades.

  • Análise fluxo de caixa

Não há por onde fugir: Faça anotações! Você pode usar um software de gestão, elaborar uma planilha de Excel, fazer manualmente, ou, até mesmo, baixar um modelo de planilha pronto na internet. Não importa como, você terá que anotar toda saída e entrada de dinheiro do caixa da empresa.

É importante anotar tudo nas datas correspondentes: gastos com salários, impostos, aluguel, energia, internet, fornecedores, manutenção etc. E, os valores recebidos com faturas emitidas, cartões de crédito, parcelamentos, assinaturas e mensalidades etc.

  • Fechamento de Caixa

Fazer o registro do seu saldo de abertura de caixa no início do expediente irá facilitar o ato de fechamento no final do dia, prevenindo que você cometa erros de cálculo.

É importante estar sempre atento aos lançamentos que você ou seus funcionários irão fazer ao longo do dia, qualquer erro, mesmo que muito pequeno, irá comprometer todo seu controle. Fique atento: Tudo deve ser registrado! Até mesmo aquele “trocado” que você usou para comprar post-it ou canetas deve ser registrado.

Se, mesmo assim, houver erros, eles devem ser corrigidos no mesmo dia, será muito mais fácil encontrar o erro que foi cometido minutos ou horas atrás, do que deixar para depois e ter que voltar dias, semanas ou até meses atrás para ver onde está o que prejudicou seu controle de caixa.

  • Definir estratégias

Esta é a hora que você define a rota que sua empresa percorrerá no mercado. Definir as estratégias empresariais é orientar a empresa rumo ao futuro, e, para isso, é importante seguir um roteiro.