Cavalos levam alegria às sessões de Equoterapia da Paes

Desde 2015, a Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), desenvolve um projeto de equoterapia em parceria com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) dos municípios de Viana e Cariacica. Para promover o tratamento de reabilitações diversas, a iniciativa conta com dezenas de cavalos adquiridos por meio de doação. A maioria deles foi recolhida em rodovias. Os animais recebem tratamento veterinário e treinamento específico para tornar o projeto algo realmente especial.

Um dos cavalos que compõem o time do projeto é o manga larga Prometeu. Há dois anos, o animal foi doado à unidade prisional com a promessa de manter seu legado em levar alegria às pessoas. O ex-dono do animal, Marcilio José Xavier Pinto, 66 anos, resolveu doá-lo ao projeto Equos’ da Paes com essa certeza.

“Prometeu chegou para minha alegria, presenteado pelo meu filho em um momento de muita tristeza, pois já tinha sofrido três enfartos. Veio para preencher uma lacuna chamada aposentadoria por invalidez e uma lacuna chamada depressão”, disse o aposentado.

Ele explicou que Prometeu trouxe um novo significado para sua vida, mas por problemas de saúde, viu que não dava mais para cuidar dele. “Foi uma longa procura por pessoas que tivessem com ele o mesmo cuidado e carinho. Nunca tive intenção de vendê-lo porque, para mim, ele nunca foi objeto de barganha. Foi quando vi em um programa de TV o trabalho dos internos desenvolvido na Penitenciária Agrícola com a Apae. Liguei para a unidade prisional e falei com uma assistente social que, prontamente, se interessou pelo Prometeu”, contou.

A equoterapia foi tema no Programa Vet Jornal da GVNews TV

A diretora da PAES, Leizielle Marçal Dionízio, afirma que o cavalo Prometeu trouxe uma importante contribuição ao projeto. “A forma que o Prometeu chegou na Unidade Prisional demonstra o olhar afável da sociedade para com o Projeto, visto que o antigo dono ao saber das ações que desenvolvemos nos confiou um animal de alta qualidade, que poderia ser facilmente vendido ou doado para outros fins. O Prometeu surgiu para auxiliar na evolução do nosso Projeto”, afirmou.

A unidade prisional teve a iniciativa de ceder o animal à Apae de Cariacica, que o utiliza no tratamento com autistas. A fisioterapeuta da entidade, Desiara Andresa Pesca, conta que assim que chegou na unidade, Prometeu passou por treinamento específico para atuar no projeto. “Assim como os demais cavalos, foi necessário treinar o Prometeu para o atendimento de crianças. Desde então, ele colabora de forma muito especial para o projeto”,destacou.

A terapia

Atualmente, a Paes conta com 13 cavalos que estão disponíveis para a reabilitação de crianças e adultos acompanhados pelas Apaes de Cariacica e Viana e da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes). Para atuarem no projeto, os animais recebem tratamento veterinário e doma humanizada.

A equoterapia é um método terapêutico que usa o cavalo como aliado no tratamento de reabilitações diversas, entre elas, o autismo e deficiências como paralisia cerebral, microcefalia, síndrome de down, hidrocefalia, entre outras. O método proporciona verdadeiro ganho à saúde física e mental de quem o pratica.

Cerca de 20 internos que cumprem pena da Paes também fazem parte do projeto e passam por treinamentos e cursos de qualificação para atuarem no atendimento aos pacientes. Entre eles, estão noções básicas de equoterapia, doma, rédea, selagem, montaria e tratador.

Com o trabalho, os detentos têm direito ao benefício da remição da pena, previsto na Lei de Execução Penal. Isso significa que a cada três dias de trabalho, é possível reduzir um dia da pena.